ESTENOSE DA ANASTOMOSE GASTRO-JEJUNAL


Esse nome parece ser muito lindo, não é?  Pois é .. à princípio fiquei assustada com com esse nome tão lindo e romântico. Após fazer algumas pesquisas pela internet para saber o que significa ESTENOSE DA ANASTOMOSE GASTRO-JEJUNAL, descobri que é uma complicação frequente, após gastroplastia redutora e que pode ser tratada de modo eficaz endoscopicamente, através de dilatação com balão hidrostático.

COMO DESCOBRI QUE FUI "SORTEADA" COM ESSA COMPLICAÇÃO

Essa complicação acontece com 20 a 30% dos pacientes que se submetem a gastroplastia redutora. Após a Terceira semana da dieta pós operatória, observei que não conseguia seguir a dieta proposta pela nutricionista que faz parte da equipe multidisciplinar. Tudo o que eu ingeria, causava desconforto, uma dor ... e em seguida uma náusea, um enjôo e acompanhada pela "BABA DE ALIEN, O 8º PASSAGEIRO". Minha alimentação passou a ser praticamente líquida: suco com bastante gelo, chá de camomila, água de coco com gelo (em média 100 ml). 
Após completado 30 dias da cirurgia, fui a consulta médica e ganhei um cardápio bom (arroz, carne grelhada, frango grelhado, peixe cozido, saladinha de verduras e legumes ... Tudo isso é muito bom. Vamos sair do caldinho, oba!!!
No 45º dia pós cirúrgico, comecei a questionar se isso era normal e cheguei a conclusão: NÃO, ISSO NÃO É NORMAL. COMO UMA PESSOA PODE FICAR SOMENTE A BASE DE LÍQUIDOS? 
Fiquei encafifada com isso e procurei a nutricionista e entrei em contato com o médico que me mandou fazer endoscopia.
No dia 02/06/2012, fiz o exame de endoscopia e não deu outra: algo estava errado. Descobri então, porque não estava conseguindo me alimentar (alimentos sólidos). Isso se devia ao estreitamento no estômago e a estenose da anastomose gastro-jejunal. Foi assim que descobri sobre essa complicação.

MEU TRATAMENTO

Agora tenho que falar com meu médico cirurgião, para saber o que será feito e quando iniciarei o tratamento. Enquanto isso, fico por aqui comendo minha papinha Nestlé (quando saio de casa).

O TRATAMENTO

A única saída que coube para tratar a ESTENOSE DA ANASTOMOSE GASTRO JEJUNAL, foi a dilatação. O processo é "simples" para quem já fez várias endoscopias e já está acostumada - rsrsrsrs.... Só rindo mesmo para não chorar.
No dia 27/06/2012, me submeti a primeira sessão de dilatação para tratar a estenose. O processo ocorre através da endoscopia em que um balão intragástrico é inserido na cavidade do estômago, dilatando-o. Segundo o médico, assim que o processo é realizado, o paciente pode comer qualquer coisa, tipo um sanduíche enorme. Ledo engano, caros amigos! Pelo menos eu ainda levei dois dias sem poder comer, pois devido a passagem do endoscópio com o balão, machucou a passagem pelo esôfago e nem água descia direito. Não quero assustar ninguém.
Hoje, já consigo me "alimentar"melhor, exceto carne grelhada, frango grelhado ... alimentos muito sólidos ainda não descem direito.
De uma coisa, me livrei: A BABA DE ALIEN, OITAVO PASSAGEIRO!
Agora é só fazer acompanhamento e testar o que posso comer.

38 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Minha mãe fez gastroplastia e hoje realizou a endoscopia com o balão. No entanto, o que nos preocupa é o excessivo enjoo que ela sente. É constante e está judiando dela. Uma vez por hora ela sente enjoos terríveis e a tal "Baba de Alien", que eu tive que rir do nome! rsrs...
    Você se recuperou tranquilamente com a dilatação? Obrigada pela atenção e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  2. Ola! Dia 13/11/14, fiz bariatrica e continuo no sofrimento terrível, já realizei duas endoscopia com introdução do balão no esofago e até hoje não consigo comer nada sólido, tento comer purê e fico com ânsia de vômito enquanto não vômito a dor no estômago não passa e a tal "baba de Alien", devido a tanto vomitar estou com uma úlcera na boca do estômago e o médico manda eu comer se não vai fechar novamente segundo ele. Mais não consigo, estou entrando em depressão e muito fraca. Gente me dê uma luz!!! Estou desesperada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi gostaria de conversar com
      Vc Imbox meu marido já tá no segundo alargamento estou muito preocupada . Vamos trocar experiência

      Excluir
  3. Eu operei em 2006, fiquei muito mal, foram 09 meses horríveis, pois eu não conseguia me alimentar e o cirurgião questionado pela equipe, disse que eu tinha bulimia. Graças a Deus após uma conversa muito franca com a endocrino, ela me encaminhou para um exame em outro local de sua confiança, pois eu já estava com subnutrição e praticamente careca, foi diagnosticado a estenose. Fui internada para fazer a dilatação com balão, mas como eu não pego a sedação, foi preciso anestesia geral para o procedimento. O cirurgião que me operou se negou a fazer, Dr. Abraão Albuquerque. Foi então que tive uma grande batalha com o convênio, pois diante de tudo isso eu queria fazer com algum especialista que fosse competente para tal, eu estava com medo, fragilizada por toda situação, foi então que fiz com o Dr. Tiago Secchi. Até hoje quase 09 anos depois tenho muita dificuldade de me alimentar. Não consigo comer saladas e carnes, tem 04 meses que controlei a anemia, faço uso de noripurum 1 X na semana, 02 ampolas em 100 ml de soro. Não foi fácil e não é até hoje, infelizmente convivo com isso, dias melhores, outros não, mas fui uma contemplada dos 30% das pessoas que apresentam essa complicação. Carmen Lucia não se desespere, todos nós qdo operamos sabemos que podem haver complicações... Tenho amigas que dilataram e hj tem uma vida normal, força aí que tudo vai ficar bem, bjo.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia Meninas,
    Estou nesse dilema, fiz a minha cirurgia no dia 03/08/2015 e quando fui entrar na dieta solidas descobri a estenose. já fiz uma dilatação mas vou ter que passar pelo tratamento de 7 em dias. No inicio me assustei pois nada que eu comia descia e uma luta constante. Mas lendo esse blog me deu uma luz pq hj estou bem desanimada com tudo isso. bjs

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Ânimo, não é fácil conviver com está estenose. Meu marido fez retirada total do estômago e quase todo esôfago e depois de 2 meses foi o que apareceu. Mesmos sintomas. Quase fechou.já fez 4 sessões e depois de duas semanas está reetenosando di novo!
    A luta é grande! Mas com fé em Deus ele vai fazendo. Segundo o cirurgião , tem gente q faz 100 vezes!
    Mas ... Desistir jamais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata, tudo bem?

      Meu irmão fez a cirugia e está tendo as mesmas complicações. Faz o balão e logo depois reetenosa. Pode compartilhar a experiencia de vocês, se normalizou e quantos balões foram necessários?
      Muito Obrigado.

      Excluir
  8. Meninas eu também estou sofrendo com isso. Segunda dilatação no dia de hoje. Mas me digam uma coisa... Vcs se arrependeram da cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo com todos os problemas que surgiram apos 10 anos de cirurgia nao me arrependo porque caso contrario estaria com hipertensao, desenvolvendo diabetes, problemas de circulacao. comprometimento da pernas, coluna. Dificuldades de respiracao. Foram muitos creditos x problemas

      Excluir
    2. Isso aí, Neusa Rodrigues!! A vida é feita de perdas e ganhos. Com a cirurgia, ganhamos qualidade de vida apesar de alguns problemas que podem vir depois.

      Excluir
  9. Fiz bariatrica em 2006 e passei todos esses anos muito bem, claro que carne vermelha nunca desciam. Comecei a passar mal em janeiro de 2016, qdo foi diagnosticado estenose. Nada passava, era mal estar, vomitos e a "maldita baba de Allien. Ate o convenio liberar o tratamento foram 3 meses. Nem conto.. internacoes quedas na rua, perda peso (pra mim foi como uma segunda cirurgia). Faco a dilatacao e apos alguns dias a valvula se contrai. Estou na fe que um dia conseguirei a sentar a uma mesa de restaurante... porque ainda so consigo me alimentar com liquidos e comida pastosa.

    ResponderExcluir
  10. Gente assustei,pesquisei no Google e encontrei voces.Obrigada por estes comentarios e ao dono do Sintomas da Balança.
    Chegeui até aqui pois fiz a primeira ENDOSCOPIA ALTA a´pos 8 anos de bariatrica.Como o resultado foi estes "Hérnia hiatal por deslizamento,e Gastroplastia redutora com anastomose gastro-jejunal...
    de aspecto endoscópico normal. Resolvi procurar e aqui estou,quem souber se tenho que fazer outra cirurgia ou não me avise,tenho consulta com a Endocrina do Convenio dia 13/07 agora-engordei 10 K.após a Bariatrica,no dia 14-12-2008 me internei com 105 kilo e em 2010 terminou a dieta com 69k sendo 35 a menos.Entre 2014/15 desatei a engordar,chegando aos 80k-agora seriamente quero muito eliminar os 20K que a cirurgia não completou.E assim chegar ao meus 57 ou até menos 55 kilos de souteira aos 21 anos. Hoje tenho 55-casada e com varios problemas de saúde inclusive coluna e Hipertensão.Tenho 2 filhos de cezareas e uma histectomia aos 31 anos.
    Agradeço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. M.A, há muito tempo não acesso meu blog Sintomas da Balança, e hoje, dois anos depois resolvi acessar desde que fiz minha cirurgia de redução, há 6 anos. Que bom que você nos encontrou!
      Como você está hoje? Bem ... hoje estou com 49 anos, ganhei um pouco de peso, mas dentro dos parâmetros condizentes a minha altura. Para uns, estou GORDAAAAAAA ... , para outros, estou melhor assim. Alguns alimentos como com os olhos, outros com a boca mesmo - rsrsrsrsrs ... alimentos secos não descem nem com água. Aos poucos fui descobrindo e aprendendo o que posso comer. Não tenho mais estenose. Se alguém me perguntasse se eu faria novamente cirurgia bariátrica, respondo: sim!Ganhei qualidade de vida. Ganhei também alguns problemas de articulação, mas por falta de exercício. Minha vida tem se resumido a trabalho, trabalho, trabalho ... hora de repensar o estilo de vida.
      Grande abraço!

      Excluir
    2. Meu marido fez a bariátrica em setembro de 2017 e desde então nossa vida virou de ponta cabeça ! Fistula no intestino , parada dos rins. Hemodiálise por 21 dias , desenganado pelos médicos . Foram 3 meses de internação . Recentemente trombose . Agora estenose , já estamos na segunda ele não consegue comer nada , só líquido e bem pastoso para líquido , toma a vitamina batistar . Mais como vamos viver assim até quando meu Deus ! Ele psicologicamente abalado, depressivo pq tudo que ele gostava era de comer . E agora nada .

      Excluir
  11. Fiz bariátrica sleeve em 2015 e agora descobri que tenho estreitamento no esôfago , o médico pediu dilatação com balão mas tenho medo de voltar a engordar novamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cleusa! Tudo bem? Depois que fiz dilatação com balão, consegui alimentar melhor, e aos poucos aprendemos a comer educadamente - rsrsrs ... eu comia como se fosse o último alimento existente na face da Terra. Antes de tomar qualquer decisão, converse com seu médico.
      Grande abraço.

      Excluir
  12. Tenho uma parente que fez a cirurgia e oito mêses após a mesma, sente-se com um cansaço enorme, que no meu entendimento, não deve ser a tal "síndrome de dumping" uma vez que a síndrome tem duração de mais ou menos quinze minutos, e do caso em questão. leva-a ao cansaço extremo por horas, inclusive tendo um episódio de desmaio dentro de um avião. Emagreceu bem e só está com esses sintomas. O exame de sangue deu normal e do estômago também. Alguém passou sobre isso, sabe de alguém que tenha passado ou sugere alguma opinião? Obrigado.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia a todos,
    fiz minha cirurgia dia 09/08/2017, até então um sucesso, tudo correu muito bem, já saí do hospital sem o dreno, segui minha dieta na risca conforme minha Nutricionística passou, maissssss, quando iniciei a dieta pastosa, veio a surpresa, estenose, e das brabas, me internei duas vezes, fiz dois procedimentos no hospital e agora terei de fazer o terceiro e nada de melhoras, já perdi 30 kg em menos de 2 meses, e ando muito fraco sem vontade de nada, pois tudo doi, farei outra endoscopia sábado dia 30/09/2017 e já tem outra agendada para dia 15/10/2017, não sei como suportar tudo isso, sei que minha cirurgia era necessária devido meus problemas de saúde, pois tinha diabetes, pressão alta, apneia do sono gravíssima, já tinha tido duas AIT, e depois da cirurgia fiquei livre de tudo isso, mais veio a estenose. espero muito ficar bom, pois não é fácil,

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Meu marido fez bypass em 04/2014 , e desde 2016 esta com estenose da anastomose , até os medicos chegarem na conclusão do que realmwnte deveria ser feito demorou muito , ele fez 2 sessões em 2016 e não melhorou nada , em 2017 ao rerornar no médico o mesmo disse que as sessões deveriam ocorrer com intervalos de 15 a 20 dias no máximo e pressecreveu mais 3 sessões, o problema é esse intervalo praticamete impossivel de cumprir devido a burocracia do convênio médico, mais foi possivel fazer com um pouco menos de 30 dias entre as sessões e daí sim houve melhora , porém depois de um problema médico obde ele precisou ficar sem comer por 3 dias o problema retornou e agora iniciou novamente este processo .
    No meio de tantas pessoas que estão passando por isso , surge uma dúvida da minha parte , alguém aqui ja cojitou com o médico a possibilidade de reversão da bariátrica, no sentido de se livrar deste problema ? Ou mesmo com a reversão este problema pode continuar ? Sabem me dizer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta!!
      Creio que dependendo do tipo da cirurgia, é possível fazer essa reversão. Converse com o médico.
      Abraços

      Excluir
  16. fiz minha cirurgia em 2008 ,e hoje fiz uma endoscopia pois estava sentindo dores, o laudo diz anastomose gastrojejunal com 2 cm, alguem sabe me dizer o que significa?

    ResponderExcluir
  17. Gente olha eu aqui com mesmo problema, operei em 2005 e só agora descobri,depois de muitos anos de vômito e anemias como não conseguia comer sólido migrei pra comer purês e doces ,engordei e o médico não acestava minhas queixas depois de treze anos de luta retirei o anel, voltei me alimentar melhor, mas ainda vômito e tenho dores e tenho diagnostico anastomose gastro-
    jejunal vou continuar na luta.

    ResponderExcluir
  18. Caro amigo (a), se você está com anemia, vômitos, trocou alimentos mais sólidos por purês e doces, que tal uma consulta com o médico e com a nutricionista?
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  19. Faz 6 anos que fiz a Sleeve, desde o início comia de tudo a mais ou menos um ano comecei a ter muito refluxo. A 45 dias fiz uma reversão para by pass e tive duas estenose duas endoscopia endoscopi, qdo saio do procedimento como de tudo. O segredo é não passar horas sem comer e não tomar só líquidos, pq depois do procedimento a cicatrização vai fechando e os sólidos ajudam a mander aberto. Trabalho como telefonista e não consigo comer com frequência por isso aconteceu a estenose, entrei em acordo com a empresa para me alimentar mesmo trabalhando. Como frango frito, carne assada , sushi...uma alimentação normal.
    Não pode ter medo de comer depois da dieta liberada.Depois da endoscopia até sinto um pouco de dor de estômago, mas me alimento mesmo assime.E o Nexium sempre nos primeiros meses . E se faria novamente? Sim com toda certeza!

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde ,estou num dilema fiz bay pass a um ano,estou a uma semana no desespero de comer e meu esotomago estufar e a dor.Estou com nausea, nao consigo ir aos pés normal fiz exames deram todos normais e eu aqui nesse desconforto geral nao sei o que fazer...

    ResponderExcluir
  21. Olá pessoal, bem eu fiz a bari em 17/01/2018 e perdi 26 quilos em 7 meses. Quando fui evoluindo na dieta sentia dores no estômago, eu achava que era normal, quando eu tomava algum remédio em pílulas doía e enjoava. Conversando com meu cirurgião ele mandou fazer uma endoscopia e descobriram a estenose. Vou realizar o procedimento amanhã (15/09/2018). Espero que ocorra tudo bem, depois conto para vcs em detalhes. P.S. não me arrependo de ter feito a bari.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, linda!! Tudo bem? Como foi a sua endoscopia? Espero que depois do procedimento você tenha conseguido se alimentar melhor. Eu não me arrependo de ter feito a bariátrica.
      Até hoje não consigo comer alguns tipos de alimentos (alimentos secos).
      Breve farei um post sobre novos assuntos. Tenho certeza de que vocês vão gostar.
      Um grande abraço.

      Excluir
  22. Oi Silvia! Fiz a by pass com anel em 2008. NO começo desse ano comecei a me sentir mal. Meu anel se deslocou e enterrou no estômago. Fiz uma cirurgia para retirá-lo, mas na cicatrização fez uma estenose... Estou há 6 meses convivendo com isso, já fiz umas 15 EDA, mas a estenose volta... Não sei mais o que fazer. Meu médico cogitou tirar o estômago...
    Você conhece algum especialista bom pra me indicar? Pensei em consultar uma segunda opinião... Estou mto desanimada :(

    ResponderExcluir
  23. Gente eu estou com estenose à 4 meses fiz a bariátrica mas consigo me alimentar, pouco mas consigo,as vezes sinto dor as vezes nao.está com 10 cm de estenose será qiq devo fazer a dilatação? Abraços

    ResponderExcluir
  24. Meu marido fez baypass em novembro de 2019. Desde então alimentação extremamente restrita. Passa muito mal, enjoos, vômitos e vive a base de citoneurin injetável (terrível) para se sustentar de pé. Descobrimos a estenose e desde então uma dilatação. Já está aguardando para a segunda é com muita fé que será a última. Boa sorte a todos e que Deus abençõe a caminhada.

    ResponderExcluir
  25. Boa noite pessoal tô com 1 mês de operada e precisei fazer a dilatação . Estou com medo não sei como vai ser daqui pra frente graças a Deus tô tomando os líquidos tá desendo normal queria saber será que vou conseguir comer normal

    ResponderExcluir