AS COMPARAÇÕES

Vivo ouvindo minha mãe falar o tempo todo: minha filha era tão linda, magra ... !!! Hoje está largada. Fulaninha fez redução de estômago e está uma belezura. A filha de Zefa da esquina também fez e perdeu não sei quantos quilos.

- Minha filha, quantas arrobas você está pesando??

Ouvir essas coisas machucam, mas ao mesmo tempo nos dá uma bofetada para ver se acordamos e damos um basta nas comparações.
Em Março de 2010, depois de uma crise de cistite e sentindo dores estomacais fui parar no consultório médico na emergência de um hospital. Fiz um exame de urina e foi detectada uma infecção urinária, óbvio! Como sou farmacêutica (e não confio muito em médicos de PS), no dia seguinte tratei de procurar meu Gastroenterologista, pedi que solicitasse uma ultrasonografia para ver o que estava acontecendo comigo, com meu organismo, afinal algo estranho estava acontecendo dentro de mim. Depois de todos os exames feitos, descobri que tinha um cálculo na minha vesícula e que precisava ser operada, só que antes teria que erradicar a E.coli (uma bactéria de fundo intestinal).
Bem ... como tinha mesmo que retirar a vesícula, eis que uma de minhas irmãs, teve a idéia de que como eu ia retirar a vesícula, aproveitava para fazer a cirurgia bariátrica. Cheguei a ir a um médico super legal, de respeito, competente, atencioso e acima de tudo, franco com o paciente. Ele me disse uma coisa, que ficou guardado na minha mente:

- "Cirurgia bariátrica é uma cirurgia séria, um passo sério. Por mais que você tenha todo aparato de uma equipe multidisciplinar, antes de tudo e de qualquer coisa, no seu caso, você tem que trabalhar sua mente, seu espírito."

Fui a um Psicólogo maravilhoso, a quem todos chamamos carinhosamente de Lafa. Em uma única consulta, pude expurgar meus fantasmas, enxergar com outros olhos o que a vida me deu e me dá a cada dia: a nova chance de viver e tentar ser feliz. Só que isso é um trabalho que tenho feito diariamente ... e dá trabalho. Eu não quero ser trabalhador de última hora ... isso dá uma conotação de que estou nas últimas gotas de vida. E não é assim porque todos os dias quando acordo, me sinto como uma trabalhadora do dia que tem que aprender alguma coisa, fazer alguma coisa (mesmo que eu não faça nada visível aos olhos dos outros como limpar a casa, passar roupa ...). É um momento de introspecção, de aprendizado, de relembranças. Um momento de encontro com Deus ... com meu Anjo da Guarda. Um encontro marcado comigo.
Dei o primeiro passo (e ainda estou engatinhando), aprendendo a não falar mais do que ouço, ver mais do que eu vejo, ouvir mais do que escuto. Estou aprendendo a trabalhar minha mente e meu espírito.
Quando fui a um médico especialista em transtornos metabólicos, fiz um exame chamado BIOIMPEDANCIOMETRIA. Esse exame é uma avaliação da quantidade de massa magra (ossos, músculos e órgãos vitais), massa de gordura, água corporal total e gasto energético diário em repouso de acordo com a idade, sexo, altura e peso de uma pessoa.
Foi a primeira vez que fiz esse exame. Já fui a vários médicos e nenhum deles me passaram esse exame. Achei interessante e ao mesmo tempo assustador. Mais uma vez, olha a briga com a balança! Quando recebi o resultado, não cai para trás, pois já esperava como diz minha mãe, a balança acusar as "arrobas": 98,7 Kg . De cara daria pra me submeter a cirurgia de redução de estômago, pois meu IMC estava alto. Só que bateu o medo, a insegurança. Resultado: se sua voz interior diz: NÃO FAÇA, é melhor você ouvir e tentar outros métodos.
Em Julho/2010, retirei minha vesícula e lentamente, em três meses sem dietas emagreci 4 Kg. Observei que minha retenção de líquidos diminuiu. Minhas pernas não incham mais como antes. O que preciso agora é dar o segundo passo que é sair de casa, do estado depressivo e encarar pelo menos 30 minutos de  caminhadas pela orla da praia ou entrar numa academia nem que seja por 1 mês.


"Emagrecer não é milagre, é comer adequadamente e movimentar
o corpo de modo a gastar mais calorias do que se ingere.
Para o emagrecimento é necessário trabalhar a mente de maneira
que ela aceite o compromisso de mudar aquilo que é conhecido e está confortável há um certo tempo."(Emagrecer também é Marketing! Autor: Dr. José Rui Bianchi)


Regra básica dos 3 D's: 

1- Desejo
2- Disciplina
3- Dedicação

Se tiver que ser comparada com alguém, quero ser comparada a mim mesma.